ERS 373
A quantas anda a obra que encurta em mais de 20 km o trajeto entre Gramado e Porto Alegre

ERS 373
A quantas anda a obra que encurta em mais de 20 km o trajeto entre Gramado e Porto Alegre
A conclusão da tão sonhada pavimentação da ERS-373, rodovia que liga a Região Metropolitana de Porto Alegre à Região das Hortênsias, via Santa Maria do Herval, foi adiada para o final deste ano. Inicialmente, a previsão era concluir a obra em 2023 e, depois, até o final de 2024.
Segundo o Daer, os trabalhos seguem em três pontos afetados por enchentes, além de melhorias em intersecções com vias municipais. Também estão em andamento a construção de um trevo na localidade de Alto Padre Eterno e a execução de acessos secundários, acostamentos e calçadas.
Apesar de não estra pronta, a obra já mostra impactos positivos para Santa Maria do Herval ao conectar a cidade à Serra Gaúcha. No que se refere ao fluxo de veículos, um levantamento da Brigada Militar, realizado por meio do cercamento eletrônico, apontou que cerca de 15 mil veículos trafegaram pelo trecho em um único final de semana – o que, para uma cidade como o Herval, de apenas 6 mil habitantes, é um número expressivo.
Além da pavimentação, o projeto prevê a recuperação do trecho entre o Centro de Santa Maria do Herval e a comunidade de Boa Vista, atualmente em condições precárias. O Daer já foi acionado para avaliar a situação, e o Executivo, assim como a Câmara, solicita uma recuperação provisória para garantir a segurança até a restauração definitiva – já que não há previsão de quando isso vai ocorrer.
Outra preocupação é a tubulação de água, que precisa ser deslocada para as laterais da via. Mais de 700 famílias dependem dessa rede; o prefeito solicitou a demarcação do local por onde passará a rede pluvial para, assim, planejar a colocação dos novos canos.
A pavimentação da ERS-373 integra um pacote de investimentos de R$ 1,3 bilhão do governo gaúcho, anunciado em 2021. As obras começaram em janeiro de 2022, com orçamento de R$ 63 milhões, dos quais R$ 31,8 milhões já foram aplicados. Inicialmente prevista para novembro de 2024, a conclusão foi estendida para o final de 2025.
Além do novo asfaltamento, a construtora Pelotense será responsável pela restauração de sete quilômetros de asfalto antigo.
Também está sendo construída uma rótula na localidade de Padre Eterno Alto, em que terá um acesso secundário para Gramado.
A ERS-373 reduz em até 23 quilômetros o trajeto até Gramado em comparação ao percurso via RS-239 e RS-115. Se comparado à rota pela freeway, RS-020 e RS-115, a economia será de 16 quilômetros.
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